10 dias para manter uma boa postura

No que toca á postura havia montes de assuntos que podíamos abordar, mas de certo não sairia daqui hoje. Então hoje apenas quero falar-vos de 10 dicas para manter uma boa postura, pois hoje em dia existem muitos erros em relação á postura.

A má postura pode ser a origem do sedentarismo, da má alimentação ou do stress acumulado.

A verdade é que aquelas pessoas que passam oito ou mais horas sentadas numa cadeira, acaba de certa forma por fazer com que a musculatura crie um hábito e deixe de suportar como devia o peso do corpo. Escusado será dizer que a postura é super importante para que consigas aguentar tantas horas numa vida sedentária.

Existem formas de compensar a musculatura para prevenir o aparecimento de lesões por erros de postura.

10 dicas para manter uma boa postura

Para evitares problemas de postura e dores agudas, deixo-te algumas dicas que podes utilizar no teu dia-a-dia e que te vão ajudar a melhorar a postura:

1º Espreguiça-te

Como todos sabemos é importante ao acordarmos espreguiçar-mos, apenas e só porque estamos parado durante as horas de sono, e é importante aliviar os músculos e articulações e colocá-los na sua postura correcta.

2º Se trabalhas sentado utiliza um cinto

Um trabalho sedentário é sinal de relaxamento abdominal, cedência das costas, caída dos ombros, e tudo isso vai originar uma postura altamente desaconselhada.

Um cinto nas calças vai-te contrair o abdominal e forçadamente a endireitar a coluna. Claro a contracção do abdominal vai evitar dores de costas, e a longo prazo tem a capacidade de diminuir o tamanho da cintura.

3º Varia a mão que segura o rato

Eu sei que é complicado porque tens tendência para usar o rato na mão com que escreves e fazer tudo na tua vida, mas é essencial que tentes fazer essa experiência, e eu explico-te porquê.

Simples, porque o mesmo movimento diariamente pode criar um desgaste nas articulações.

4º Roda os ombros para trás o máximo de vezes possível

Ainda para pessoas que têm um trabalho sedentário, é importante e sempre que te lembrares rodares os ombros para trás, pois vai libertar a tensão nos ombros e na cervical.

5º Levanta o pescoço

Ao levantares o pescoço alivias a tensão que existe tanto na cervical como no trapézio. E neste exercício ao rodares ou alongares o pescoço, deves fazê-lo com calma e de forma controlada. Cuidado com os movimentos bruscos.

6º Não te sentes logo que acabas uma refeição

Obviamente que terá um impacto negativo na nossa postura, porque o sistema digestivo perde a capacidade de manter um bom funcionamento quando estamos sentados apenas e só porque o estômago está apertado.

7º Conduz com as costas do banco elevadas

É importante manter as costas do banco direitas e encostares-te na totalidade.

8º Não te deixes enterrar no sofá

O sofá é um dos piores inimigos da postura, apenas porque é confortável e leva-nos a adoptar uma postura incorrecta.

9º Pratica exercício física e alonga

Para além de diminuir o stress, compensará os músculos que não têm uma boa postura.

O alongamento associado ao exercício ajuda a evitar lesões e melhora a sensação de bem-estar.

10º Usa uma almofada com uma altura ajustada no teu pescoço

Adequar a almofada á altura do teu pescoço evita dores nas costas ao acordar.

Deixe um comentário